NASA comprova que plantas purificam o ar. Descubra quais são as mais poderosas!

NASA comprova que plantas purificam o ar. Foto: Pexels
NASA comprova que plantas purificam o ar. Foto: Pexels

As melhores plantas para purificar o ar em sua casa. Um estudo aprovado pela NASA provou que certas plantas podem remover o acúmulo de três poluentes domésticos.

No verão de 1989, a NASA e a National Association of Landscape Professionals conduziram um estudo usando plantas domésticas como uma forma natural de produzir e purificar o ar em estações espaciais.

De acordo com suas descobertas, as plantas que exigiam pouca luz demonstraram um potencial surpreendente para melhorar a qualidade do ar interno porque ajudaram a remover o acúmulo de poluentes como benzeno, formaldeído e tricloroetileno (alguns dos quais são encontrados em suprimentos domésticos e móveis).

É lógico, então, que podemos considerar viver como aqueles astronautas que viajam pelo espaço e povoar nossos espaços com mais plantas vivas.

Suas folhas absorvem dióxido de carbono – convertendo-o em energia – junto com outros gases, incluindo compostos orgânicos voláteis (VOCs) como benzeno e formaldeído. Aqui estão algumas das variedades mais eficazes para levar para dentro de casa.

Lírio da paz (Spathiphyllum wallisii)

Spathiphyllum wallisii. Foto: Pexels
Spathiphyllum wallisii. Foto: Pexels

Perfeito para proprietários que gostam de buquês de flores, mas não da manutenção. Esta planta tropical resiliente, reconhecível por suas flores brancas imaculadas, é bonita e incrivelmente poderosa: ela remove benzeno (encontrado em plásticos e fibras sintéticas), formaldeído (em tapetes e estofados), tricloroetileno (em adesivos e removedores de tinta), xileno, amônia , e mais.

Evergreen chinês (Aglaonema modestum)

Esta planta é especialmente fácil de cultivar e manter. Como uma planta de folhagem tropical, é ótima para um jardineiro iniciante, pois tolera pouca luz e ar seco. A melhor parte: é eficiente na remoção de benzeno e formaldeído.

Planta-aranha (Chlorophytum comosum)

Essa planta “parecida com uma aranha”, geralmente colocada em um vaso pendurado, recebe o nome por suas folhas longas e caídas. Elas eliminam o formaldeído, bem como o xileno e o tolueno, ambos encontrados em muitos produtos domésticos.

Jibóia (Epipremnum aureum)

Epipremnum aureum. Foto: Pexels
Epipremnum aureum. Foto: Pexels

Também conhecida como “hera do diabo”, esta planta robusta tem uma tonalidade amarelada sutil em suas folhas. É conhecido por erradicar o monóxido de carbono e o benzeno, tornando-a adequada para entradas de garagem e jardim.

Dracena de Madagascar (Dracaena marginata)

Esta planta tem caules finos em forma de fita com bordas vermelhas e pode crescer bastante. Outro purificador poderoso, elimina benzeno, formaldeído, tricloroetileno, xileno e tolueno.

Samambaia americana (Nephrolepis exaltata ‘Bostoniensis’)

Esta exuberante samambaia apresenta folhas semelhantes a penas e prospera na umidade. Embora seja mais difícil de cuidar do que outros, ela consegue filtrar poluentes como formaldeído, xileno e tolueno.

Crisântemo (Chrysanthemum morifolium)

Chrysanthemum morifolium. Foto: Pexels
Chrysanthemum morifolium. Foto: Pexels

Embora tecnicamente não seja uma planta de casa, essas flores coloridas e brilhantes fazem mais do que apenas parecer bonitas: ajudam a eliminar poluentes nocivos como formaldeído, xileno, benzeno e amônia.

Hera (Hedera helix)

Este popular planta é reconhecível por suas vinhas verdejantes. É particularmente eficaz na eliminação do formaldeído, que se esconde em móveis e armários.

Fotos: Pexels. Fonte: National Association of Landscape Professionals. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

DecorStyle.com.br
Back to top